Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária dos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins, com o apoio do Conselho Federal de Medicina Veterinária, tem a proposta de promover a cada dois anos o Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal – Amazonvet, objetivando constituir um grande evento de cunho técnico-científico e social na Amazônia Legal, como parte do processo de educação continuada, tão necessário aos profissionais e estudantes das mais diversas áreas da medicina veterinária.
Com a realização deste evento, pretende-se oferecer aos médicos veterinários e aos estudantes de Medicina Veterinária, maior qualificação técnica, visando minimizar os anseios técnicos da classe, onde muitas vezes, os mesmos não têm condições de se deslocar para centros mais avançados em busca de uma melhor qualificação.
Dentro do Amazonvet também acontece o Congresso Nacional de Animais Selvagens e a XLIII Semana do Médico Veterinário – SEMAVET.
O Congresso de Animais Selvagens, este evento é orientado pela Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV. O Congresso tem o intuito de congregar profissionais e acadêmicos da Medicina Veterinária e da Zootecnia para que possam debater a respeito de animais selvagens, além atualizar o público-alvo nos temas que envolvem esta área.
Do mesmo modo, a SEMAVET é tradicionalmente promovida há 42 anos, dentro dela também acontece o X Simpósio Paraense de Medicina Veterinária que busca estimular a produção científica na região. A Semana do Médico Veterinário é um evento de cunho técnico, científico e social, que faz parte das atividades de educação continuada desenvolvidas pelo CRMV-PA, com o intuito de atualizar e capacitar os profissionais e estudantes nas mais diversas áreas da medicina veterinária.
A programação do Amazonvet 2019 conta com cursos pré-congresso, palestras, mesas redondas, conferências, simpósios e sessões de apresentação de trabalho científico, além da feira de expositores. O evento ocorre no período de 20 a 22 de agosto de 2019, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém do Pará.