No momento você está vendo Hangar recebe a segunda edição do Festival Açaí Pará
Por Bianca Portela/ Ascom Pará 2000

Hangar recebe a segunda edição do Festival Açaí Pará

No período de 14 a 16 de maio, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, será realizada a segunda edição do Festival Açaí Pará. A entrada é gratuita. 

No evento será assinado um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado do Pará e o Estado de Putumayo, na Colômbia, que vai possibilitar uma troca de experiências alusivas ao melhoramento na produção do fruto, o que incluiu uma visita de reconhecimento a uma estrutura de coleta de açaí por meio de cabeamento. 

O Estado faz parte da região amazônica colombiana sendo uma das áreas de maior produção de açaí no país. Diferente do Pará, onde o fruto faz parte dos hábitos alimentares diários, no estado colombiano não há esse costume. 

O diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro, junto com o coordenador do açaí da diretoria, Marivaldo Ferreira, integrou a comitiva e informou que durante o Festival do Açaí o público vai poder conhecer o protótipo da estrutura utilizada na Colômbia para fazer a coleta do açaí em áreas de difícil acesso. Atualmente, como explicou o diretor, o produtor do fruto enfrenta muitas dificuldades para conseguir apanhar o açaí em áreas de mata mais fechada. A possível utilização do equipamento facilitará o trabalho do apanhador do fruto. 

“O objetivo maior é facilitar a coleta, a gente vê que o trabalhador – o apanhador de açaí – tem dificuldade imensa para trazer de dentro da mata aquele saco de 20 a 30 quilos, andar por mais 50 metros até a beira do igarapé, às vezes ainda fica muito açaí sem ser apanhado e esse equipamento vai melhorar o trabalho dele, essa será uma das novidades que a gente vai apresentar no festival do açaí”, anunciou Rendeiro.

O diretor explicou que a presença da delegação colombiana permitirá uma grande troca de experiências. “Na Colômbia, visitamos uma área de produção de açaí e, nessa troca de experiências, teremos a participação da comitiva colombiana para trazer o que eles têm de melhor no processo de produção do açaí”, esmiuçou.

A exemplo do ano passado, o festival terá programação de encerramento na Feira do Açaí, no Complexo do  Ver-o-Peso, onde será ofertado ao público o famoso “avoado” prato típico dos paraenses, feito com peixe frito de açaí. 

“Além da programação, nos dias 14 e 15, com a presença de expositores nos estandes que ficam no primeiro piso do Hangar, no dia 16, o festival será encerrado com um grande avoado que começa às quatro da manhã até terminar o açaí e o peixe”, garantiu Manoel Rendeiro. 

A organização do evento será realizada pela Sedap, por meio de sua Diretoria de Feiras e Mercados, em colaboração com o Instituto Ver-o-Peso e o Instituto de Desenvolvimento e Tecnologia da Amazônia (Idtama).

Texto por: Rose Barbosa (SEDAP)

Deixe um comentário