Um grupo formado por 50 alunos e duas professoras do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade da Amazônia participou de uma visita monitorada ao Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, nesta segunda-feira (22). Os estudantes vieram do município de Ananindeua para conhecer as instalações e ficaram encantados com a estrutura.
O Hangar tem sido núcleo de feiras, simpósios, congressos e inúmeros outros eventos no Estado do Pará, a mais de uma década. Amplamente reconhecido como um dos centros de convenções mais modernos do Brasil, o complexo oferece um espaço multifuncional capaz de se adaptar a qualquer tipo de evento.
A professora Ana Botelho, que ministra a disciplina de técnicas retrospectivas, voltada para o patrimônio, conservação e restauro, foi a responsável por levar os alunos na visita ao Hangar, e afirma que muitos deles conheciam o local apenas como como visitantes dos espaços abertos, que viam durante os eventos que ocorrem no complexo. “Na visita de hoje, foi possível mostrar para eles um pouco do que há por de trás do que muitos veem. Visitamos espaços como a cozinha industrial, observamos as tubulações nos pisos, os shafts, e todo o aparato estrutural que é necessário para quem vai projetar um centro de convenções ou um centro cultural”, declara.
O prédio sofisticado de estrutura metálica do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia guarda características fundamentais da antiga estrutura. Originado do Parque da Aeronáutica de Belém, o complexo possui grandes vãos livres e o altíssimo pé direito, que lhe garantem flexibilidade e multifuncionalidade, características que fazem do complexo um dos mais completos e versáteis centro de convenções do país.
Ana Botelho também frisou sobre a importância, para os alunos, de conhecer a dinâmica social de um patrimônio. “Fazer com que eles vejam o papel social de um patrimônio e como ele muda conforme as necessidades sociais, como foi o caso do Hangar, espaço que sofreu adaptação de sua função inicial para entregar o serviço que oferece hoje à população é de extrema importância. A visita de hoje foi muito boa para que esses alunos consigam visualizar como é essa dinâmica”, afirma a professora.
Estrutura – O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia possui dois pavilhões interligados, aproveitando o máximo da luz natural; área construída de 24.000m², harmonicamente integrada ao ambiente amazônico da área de 64.000m² onde está inserido; Climatização integral dos espaços e gerador de energia para emergências; acesso para pessoas com necessidades especiais; estacionamento com capacidade para 800 carros. O local também dispõe de salas VIP, cozinha industrial, salas de apoio, Hall Foyer e praça de alimentação.
“É muito importante também poder ter um um espaço como o Hangar aberto a essas visitações, pois os alunos que estão nesse processo de obter um bacharelado, ter uma formação, podem ver o que já temos em termos de edificação construída, e assim propor, talvez, nessas edificações, melhorias, reformas, adaptações, inovações, acréscimos, e até se inspirar para conseguir projetar espaços próximos ou iguais a esse”, finaliza Ana Botelho.
Serviço:
Para realizar uma visita guiada no Hangar basta enviar um e-mail para marjoriebrito@para2000.com.br e verificar a disponibilidade.
Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000