O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia irá receber, entre os dias 23 e 25 de maio, a 14ª Conferência Estadual de Saúde que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A realização é do Conselho Estadual de Saúde do Pará (CES), com apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Com o propósito de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade sobre propostas que norteiem políticas públicas para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Pará, a conferência é uma das etapas da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá entre 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.
O evento acontece a cada quatro anos. Elizeth Braga, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Pará, explica que o objetivo da Conferência é reafirmar os princípios e diretrizes do SUS como a universalidade, integralidade e a equidade para garantia da saúde como direito humano, além disso, estabelecer diálogos com a sociedade acerca da defesa do SUS, e da relevância da participação popular para o exercício do controle social.
A partir do tema central, quatro eixos temáticos serão discutidos durante os três dias de Conferência: O Brasil que temos e o Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
O processo de realização das Conferências tem início com as etapas municipais e Conferências Livres que ocorreram em 1º de novembro de 2022 e 15 de abril de 2023. A partir desse processo de escuta local dentro dos territórios, foi possível conhecer às necessidades de saúde da população de todos os municípios.
“A oportunidade será também de analisar o consolidado das propostas aprovadas nas Conferências Municipais”, acrescenta Elizeth Braga.
A etapa estadual contará com 1.136 participantes, sendo 900 delegados municipais distribuídos na seguinte proporção: 25% de gestores e prestadores de serviços de saúde conveniados ao SUS; 25% de trabalhadores de saúde e 50% de usuários, além de 56 conselheiros estaduais de saúde e outros 180 convidados entre entidades, instituições e ONG’s de relevância em saúde e setores afins.
A metodologia dos trabalhos incluirá a discussão em torno dos painéis temáticos, seguidos de exposição e debates entre grupos de trabalhos, que culminarão na formação dos 112 Delegados (as) Estaduais que representarão o Estado do Pará na Conferência Nacional de Saúde.
“Tenho a convicção de que as plenárias tratarão sobre temas essenciais para a garantia de direitos e defesa do SUS. Serão momentos relevantes em que a sociedade participa da construção de políticas públicas que repercutem na qualidade de vida das pessoas, de forma a aperfeiçoar a saúde pública no estado do Pará”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.
Mais informações:
Conselho Estadual de Saúde, situado na rua dos Timbiras, 1827, entre as travessas Doutor Moraes e Serzedelo Corrêa, Edifício Alliance, primeiro andar.
Telefones: 4009-7460 (Recepção) / 4009-7463 (Secretaria) / 4009-7461/7462 (Coordenação) / 4009-7465/7466 (Administrativo) / 4009-7467/7464 (Administrativo e Sala dos Conselheiros)
Com informações de Agência Pará